Município adere a Olimpíada de Língua Portuguesa

• A SMEC destaca que as escolas com as séries indicadas já podem aderir e solicitar inscrição junto a referida secretaria.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 11/04/2016 às 13:48   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura confirmou nesta quarta-feira a participação de Porto Vera Cruz na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, evento promovido através da parceria entre Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

A competição que chega este ano a sua 5ª Edição é tematizada ‘O lugar onde vivo’, compondo cinco modalidades com respectivamente as séries: 5º e 6º anos com poemas; 7º e 8º memórias literárias; 9º crônicas; e 2º e 3º anos do Ensino Médico com artigo de opinião.

A SMEC destaca que as escolas com as séries indicadas já podem aderir e  solicitar inscrição junto a referida secretaria. O prazo é só até o dia 30 de abril/2016.

Saiba mais: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008, fundamentada com base na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro. Com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, desde 2002 o Programa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação presencial e a distância, disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promove a reflexão sobre práticas educativas.

Este ano, a Olimpíada continua valorizando a interação de crianças e jovens com seu território, a e promovendo o concurso de textos cujo tema é “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.