EMEF Dom Pedro I implementa projeto de Horta Escolar

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, além de aprenderem sobre a importância da alimentação saudável em sala de aula, ganharam um reforço para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema. Trata-se do projeto “Horta na Escola”. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Porto Vera Cruz, através das secretarias municipais de Educação e Cultura, de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente e com intermédio da Emater/RS-Ascar, com apoio do Sicredi.

O projeto tem como diretriz incentivar a produção de espécies de hortaliças para despertar nos estudantes o hábito da alimentação saudável e segurança alimentar.

A ideia é fruto de uma iniciativa projetada no início do ano, pelas professoras da Escola Dom Pedro I, dentro do Programa União Faz a Vida, do Sicredi. O engajamento dos executores e as discussões da equipe permitiram lapidar a ideia, que se transformou em uma horta didática, pela simetria dos canteiros em formas geométricas.

A horta foi executada em área ociosa e já recebeu o plantio de algumas hortaliças. Para qualificar ainda mais o espaço, a Emater realizará a instalação de um sistema de irrigação com captação de água em reservatório aos fundos do terreno.

A comunidade também se engajou nesse grandioso projeto. O horto medicinal, também implantado na escola, recebeu doações de mudas de plantas bioativas de vários munícipes, para sua execução.

As ações tem caráter pedagógico, atuando diretamente na educação dos alunos, nesse sentido, espera-se que o projeto desperte nas crianças a curiosidade pelo plantio, cultivo e o hábito de alimentação saudável.