Escola Dom Pedro I implantará Horto Florestal

Na manhã do dia 16/06, reuniram-se os representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Emater-RS/Ascar, juntamente com a diretora da escola Dom Pedro I, para construir um projeto para implementação de um Horto Florestal.

A iniciativa propõe a revitalização de um espaço vago no pátio da escola, com o plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas. A área, que atualmente está disponível, receberá um projeto de arborização que corrobora com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Com o plantio de mudas frutíferas espera-se, em um futuro próximo, colher os frutos desse belo trabalho para distribuir na alimentação dos alunos e até mesmo para as famílias desses.

O município de Porto Vera Cruz está situado dentro do vale do Rio Uruguai, que possui um micro clima propício para efetuar o plantio de algumas espécies de clima tropical (banana, manga, abacaxi, goiaba, mamão, maracujá) além da possibilidade de antecipar a colheita de outras culturas, a exemplo a uva.

A estrutura do horto será instalada na área interna da Escola Municipal Dom Pedro I, onde a comunidade escolar, pais, alunos e professores irão auxiliar no plantio e manejo das mudas, que também contará com o apoio técnico constante das equipes da Secretaria de Agricultura e Emater.

A preservação do meio ambiente começa com atitudes diárias, que fazem toda a diferença.