Equipe da SMEC participa de Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

• Evento aconteceu na terça-feira (28/09), em Santa Rosa.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 01/10/2021 às 10:18   |   Imprimir

Na terça-feira, 28/09, a Secretária Municipal de Educação e Cultura e equipe, juntamente com as Professoras e demais Funcionárias das Escolas Municipais EMEI Luz do Saber e EMEF Dom Pedro I, participaram do I Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista, que foi realizado no Centro Cívico de Santa Rosa.

O seminário contou com a participação da Sr.ª Ana Paula Ferraz Calixto, Presidente da Associação dos Autistas de Santa Rosa; apresentação da equipe Macro TEA, Transtorno do Espectro Autista: do diagnóstico ao tratamento – aspectos médicos com a neuropediatra Dr.ª Raquel Binkowski; e TEAcolhe/RS com a Sr.ª Ana Costa – Secretária de Saúde Adjunta da SES/RS e Desenvolvimento da pessoa com TEA com a equipe Macrorregional TEA Santa Rosa.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. O autismo é divido em três categorias: leve, moderado e severo. Cada um desses graus possui características e tratamentos específico e por padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

O evento está ligado ao processo de formação continuada dos profissionais, contribuindo para fornecer uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade.