Tomam posse os novos Conselheiros Tutelares

• Os conselheiros tutelares terão mandato de quatro anos, conforme legislação que unificou nacionalmente o processo eleitoral.

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 11/01/2016 às 16:14   |   Imprimir

Foi realizada na manhã deste domingo (10/jan) a solenidade de posse dos conselheiros tutelares eleitos dia 4 de outubro de 2015, no processo eleitoral unificado nacionalmente por voto direto e secreto. São eles, na ordem por maior votação, Vilmar Schmitt, Dalva Maria Guberovich; Karine Lemos da Silva Diel, Elaine Inês Thume e Cristiane Hilleschein.

A solenidade de posse, realizada no plenário Darci Ferrando da Silva, da Câmara Municipal de Vereadores, foi aberta à toda a comunidade, sendo organizada pela entidade condutora do processo de eleição, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA de Porto Vera Cruz.

O Conselho atua com todo o suporte da esfera municipal através dos setores Social e Administrativo, e na solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares, detalhou alguns pontos do processo de eleição unificada, agradeceu o empenho dos participantes e acentuou a grande adesão da comunidade eleitoral na votação que contou com cerca de 60% do total de eleitores.

A solenidade foi prestigiada por membros do Legislativo Municipal, secretários municipais entre outros servidores públicos municipais.

Em seu pronunciamento oficial, a Prefeita de Porto Vera Cruz destacou além da grande importância do papel dos conselheiros tutelares, os cuidados básicos que os mesmos devem ter na sua atuação, o cumprimento de prerrogativas básicas do cargo como a Ética Profissional; além do desafio que configura todas as responsabilidades desta área; bem como a disposição do Executivo Municipal em oferecer a estrutura possível e necessária aos trabalhos do Conselho.

Na solenidade, os conselheiros tutelares assinaram Termo de Posse, reafirmando o compromisso que passam assumir pelo período de quatro anos, conforme legislação nacional. Juntamente com alguns suplentes presentes, após o encerramento da solenidade, participaram de breve reunião de orientações iniciais, conduzidas pelo COMDICA e pela Secretaria de Administração.