Ruta Internacional Jesuítica

• 1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 11/08/2017 às 11:29   |   Imprimir

Na segunda-feira, 07/08, o Prefeito e a Assessora de Planejamento e Gestão estiveram em São Miguel das Missões participando da 1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul. Esse Conselho é composto por membros do setor público e privado do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Também se fizeram presentes na reunião ministros, governadores e iniciativa privada do Brasil, Argentina e Paraguai. Esse evento na terra das Ruínas de São Miguel, patrimônio da humanidade, é resultado do acordo firmado entre os governadores de Itapúa/Paraguai, Luis Roberto Gneiting, e do Rio Grande do Sul/Brasil, José Ivo Sartori. A organização da reunião é do governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM), Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões e outros apoiadores. Entre os objetivos estão: o trabalho unificado dos 30 Povos (7 no Brasil, 15 na Argentina e 8 no Paraguai) para consolidar a Ruta Jesuítica Internacional - Circuito Internacional das Missões Jesuíticas e o Caminho das Missões; a integração dos povos que congregam as Missões Jesuíticas para a formação de um circuito internacional reconhecido como única Nação Missioneira, resgatando a história e refazendo os caminhos percorridos por índios e jesuítas; viabilização de ações conjuntas para a captação de recursos; e divulgação dos atrativos turísticos dos três países. O Prefeito de Porto Vera Cruz esteve entregando ofícios à autoridades para apresentar o Projeto “Cruz Missioneira” que tem por objetivo construir no Município de Porto Vera Cruz (RS) um monumento em homenagem aos Jesuítas e aos Guaranis que defenderam o nosso território com bravura na maior batalha naval da América, A Batalha de M”Bororé. O Município de Porto Vera Cruz (RS) almeja se inserir na Rota Internacional Jesuítica, pois faz parte desta História pouco contada pelos bandeirantes.