Porto Vera Cruz está entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas

• Premiação acontecerá em solenidade no dia 05/07.

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 14/06/2019 às 11:06   |   Imprimir

A ideia de levar caixas composteiras até as residências da população e fazer o acompanhamento e monitoramento para manejo correto do processo de compostagem resultou na constituição do Projeto Municipal de Valorização de resíduos Orgânicos – Eco Porto, de Porto Vera Cruz. Resultante da prática desta ação sustentável, no decorrer desta semana, o município recebeu o comunicado da relação entre os finalistas na 3ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal, na categoria Meio Ambiente, promovido pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).

O objetivo do Prêmio é identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, desenvolvidas pelas administrações municipais diretas ou indiretas; estimular o intercâmbio e a troca de experiências para a elaboração de políticas públicas nos municípios do Rio Grande do Sul; promover e dar ênfase a defesa de políticas públicas que valorizem e respeitem a diversidade local. Na avaliação, são considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. Os projetos finalistas por área serão premiados em solenidade através de troféu, placa de homenagem e certificados, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares.

Para o Prefeito Municipal, estar entre os finalistas é resultado dos impactos positivos relacionados ao Eco Porto. “O Projeto consiste na prática sustentável de compostagem dos resíduos orgânicos no município, que contempla o tripé da sustentabilidade em seus fatores ambientais, econômicos e sociais. É uma ação diferenciada que tem dado certo pelo engajamento de todos, ou seja, de servidores e da comunidade. Estaremos presentes no ato solene de premiação e aguardamos pelo resultado final, ressaltando que a maior vitória é conquistada diariamente, com a contribuição e prática desta grande ação sustável”, destacou.

Os vencedores do Prêmio, que concede a honraria para práticas bem-sucedidas em nove áreas, serão conhecidos no dia 05/07, durante o 39º Congresso de Municípios, que será realizado em Bento Gonçalves. Serão contempladas práticas nas áreas da agricultura; assistência social; comunicação social; cultura, turismo e lazer; educação; fazenda; meio ambiente; saúde; segurança pública e, mobilidade urbana e trânsito.

Entendendo o Projeto Eco Porto

A implantação de estratégias de valorização de resíduos orgânicos produzidos no espaço urbano do município de Porto Vera Cruz, surgiu como um mediador entre preocupação ambiental e a economia. Antes do Projeto Eco Porto, grande parte dos resíduos orgânicos da área urbana eram descartados em aterros, através da coleta convencional que ocorre no município uma vez por semana, portanto, com a implantação da compostagem buscou-se a valoração do material através do húmus, objetivando zerar a coleta dos resíduos orgânicos domiciliares, do comércio e dos órgãos públicos na área urbana. Nesse sentido, a implantação de composteiras foi o grande passo para segregação do material em composto, dessa forma protegendo o meio ambiente.

Foi levantado o interesse da população em contribuir com o Meio Ambiente através de Equipes da Prefeitura Municipal, que coordena o Projeto e da Equipe da Emater, que fizeram a abordagem de porta em porta para apresentar o Projeto e os benefícios esperados. Cada equipe detalhou o funcionamento da composteira e a utilização do húmus, e, por fim, em cada local, o responsável pegou um termo de adesão do Projeto. Mais que o esperado a aceitabilidade foi surpreendente, e nos deu a confiança que estávamos no caminho certo.

Em paralelo, os palets de madeira recebidos da empresa AGCO do Brasil e Lojas Quero-Quero foram (são) manipulados pela equipe da Prefeitura e se transformam em composteiras, que são entregues gratuitamente nas residências.

Resultante desta ação, conseguimos economia de 60% do valor que era destinado para coleta do lixo, visto que o Eco Porto possibilitou a municipalização da coleta e segregação do material orgânico no município; Alcançamos a consciência e educação ambiental sobre a separação do lixo e solidificação da importância da compostagem para o meio ambiente; Atendimento ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Alcance de 95% de munícipes que dão destino apropriado aos seus resíduos orgânicos; entre outros inúmeros benefícios proporcionados pela instituição do referido projeto.