Dengue: esse combate é em prol da vida de todos!

  • Combate ao mosquito!

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 25/01/2016 às 09:52   |   Imprimir

A rotina é algo que podemos moldar e por isso incluir uma prática muito saudável é fundamental: o cuidado permanente com a higiene domiciliar, com monitoramento dos locais propício para criar mosquitos, com atenção especial ao mosquito apontado como causador de doenças graves e fatais: o aedes aegypti.

Este inseto, além da dengue, também é transmissor do vírus zika e da febre chikungunya. Esta terceira patologia é parecida com a dengue, pois, é causada pelo vírus CHIKV e seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Sem contar o zika vírus, causador de microcefalia em fetos. Ainda na barriga da mãe, a criança é afetada e tem sua massa cerebral fortemente reduzida, gerando problemas sérios para o resto de sua vida.

E tudo isso disseminado por um mosquito que pode ser evitando se eliminarmos os locais aonde ele nasce. É perfeitamente possível dedicar um tempinho à atividades de se certificar que não há criadouro de mosquitos em sua casa ou residência. Isso mesmo! É importante ter certeza periodicamente que não há recipiente de água parada e destapada, pratinhos de plantas acumulando água, vazamentos em canos que acumulem água em algum local até o destino correto desta água, cisternas e caixas d’água sempre bem limpas e fechadas; lavar com regularidade os potinhos de água dos animais, entre outras ações simples.

São cuidados como este que garantirá a sua vida e a vida das pessoas à sua volta! O mosquito da dengue, do zika vírus e da febre chinkungunya é tão ou mais perigoso que muitos outros insetos, sua picada pode, sim, ser mortal, e combater esse problema deve ser uma tarefa permanente, um compromisso de todos.

A vigilância epidemiológica de Porto Vera Cruz aumenta o alerta para a dengue. A estação atual e a condição climática alterada por fenômeno natural fazem desta época um período ainda mais adequado à proliferação de insetos como o mosquito aedes aegypti.

Todos os procedimentos estão sendo adotados pela Saúde Municipal de Porto Vera Cruz no sentido de alertar a população para o perigo de manter criadouros de mosquitos em suas residências e/ou propriedades em geral.

A equipe da Saúde está a disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir sobre as ameaças da dengue ao Município de Porto Vera Cruz, que ainda não registrou casos da doença porém tem em seus registros um número cada vez maior de focos do mosquito da dengue.

Este período de férias marcado por uma maior circulação maior de pessoas no Município oriundas de locais aonde há casos de dengue, também aumenta o alerta da Saúde, que monitora todo um conjunto de fatores que aumentam significativamente o risco de dengue no Município. A população está sendo também orientada a usar repelente como medida adicional a eliminação de locais propícios a criação de mosquito.

Dedique um tempo à saúde da sua família e da sua comunidade: vasculhe sua propriedade observando todo e qualquer tipo de local e ou recipiente que pode acumular água parada e destapada. Elimine os possíveis criadouros. Pois, esta é a arma mais eficiente contra esse mosquito que ameaça a vida de todos!