Situação de emergência em virtude da estiagem

• DECRETO Nº 2.276, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2020

Assunto: Administração  |   Publicado em: 18/11/2020 às 14:32   |   Imprimir

Decreto nº 2.276/2020 - Decreta situação de emergência

O Município de Porto Vera Cruz, assim como diversos municípios da região, está enfrentando uma estiagem preocupante. As precipitações pluviométricas durante o ano de 2020 estão reduzidas, mas principalmente se intensificaram no atual momento. As consequências para a população não são nada boas, uma vez que a seca vem agravar ainda mais a situação da economia, esta já muito abalada pela pandemia do coronavírus. Além do fator econômico muito prejudicado, contabiliza-se também o fator humano, uma vez que essas situações abalam o psicológico das pessoas por diversos motivos.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil se reuniu na manhã do dia 12/11/2020 para analisar os dados e decidiu dar parecer favorável à situação de emergência. As perdas na agricultura se deram nas culturas de soja, milho, mandioca, pastagens anuais e perenes, olericultura, leitarias, bovinos de corte e agriculturas de subsistência. As perdas do setor agrícola em função da estiagem, causaram enormes prejuízos aos produtores, através de baixa produtividade. No setor público houve a necessidade de gastos e investimentos para amenizar os efeitos da falta de água potável, bem como a diminuição da arrecadação municipal. No comércio a descapitalização dos consumidores afetados causou diminuição das vendas. O Decreto de situação de emergência foi baseado em laudos da Emater/Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de obras, Secretaria de Saúde, entre outros, sendo que o mesmo tem validade por 180 dias.