Agregando valor às produções Agrícolas

• Incentivo à produção de alimentos em formato padrão, somando sabor, praticidade e outros atrativos.

Assunto: Agricultura e Meio Ambiente  |   Publicado em: 11/02/2016 às 09:07   |   Imprimir

A Secretaria de Agricultura incentiva a implantação de pomares de frutas das mais diversas cultivares, com destaque para uvas, citrus variados, bananas, entre outras; e está focando os trabalhos também no incentivo à oferta dessas variedades em formato beneficiado, com modelo diferenciado, mais atrativo para o público consumidor, e voltado para o maior aproveitamento possível da produção.

Desta forma, destacam-se as áreas experimentais implantadas em convênio com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), sendo estudado o comportamento de algumas cultivares que podem ser recomendadas para expansão das áreas de produção. As atividades ganham força também pela parceria com a AREDE de Santa Rosa - Associação Regional de Desenvolvimento Educação e Pesquisa. Através da qual desenvolve projeto que visa aproveitar o máximo possível os frutos/frutas com uso de mecanismos tecnológicos, proporcionando o consumo não só no período de safra mas durante todo o ano.

Este trabalho incentiva a agregação de valor à produção agrícola local, demonstrando aos agricultores possibilidades viáveis de beneficiamento de frutas/frutos em formato semi-processados, buscando construir um padrão de alimentos. Um deles pode ser chamado ‘kit sopa’, composto de verduras, legumes e grãos diversos, que inicialmente são higienizados e minimamente processados, condicionados em uma embalagem fechada à vácuo, numa forma de armazenamento que garante sabor e qualidade, ou seja, atende o básico exigido pelo consumidor e, com adesão de outras técnicas, como ir muito além.

Recentemente, a Agricultura Municipal organizou oficina com os produtores rurais, reforçando o diálogo que é permanentemente mantido, e fez demonstração do uso de uma máquina que permite condicionar alimentos para um maior e melhor aproveitamento. E oficinas semelhantes estão sendo organizadas de forma a envolver outras entidades ligadas à produção e consumo dos produtores agrícolas locais.

A equipe da Agricultura Municipal destaca também que este é um trabalho desenvolvido em parceria com a EMATER Municipal, sendo parte do Projeto Ecoforte (Rede Ecovida-Fundação Banco do Brasil) que em parceria com a COOPOVEC (Cooperativa dos Agricultores de Porto Vera Cruz) já vem estudando o processamento de uva e de manga.