Saúde Mental é tema de encontro no Porto

• Mais de 150 pessoas prestigiaram o evento no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal de Esportes e Lazer

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 18/10/2016 às 16:01   |   Imprimir

Na tarde de terça-feira (11/Out) foi realizado pelo Município de Porto Vera Cruz através da Secretaria de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) o encontro alusivo ao ‘Setembro Amarelo’, mês estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como período de alerta máximo e combate ao suicídio. Com o lema ‘Diga Sim à Vida!’, o Município reuniu cerca de 150 pessoas interessadas em saber mais sobre esta problemática e sobretudo absorver informações confiáveis sobre os meios de prevenção das doenças que geram grande sofrimento e que, se não tratadas adequadamente, podem levar ao suicídio.

No encontro, realizado no Pavilhão Municipal de Eventos, profissionais do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS – da Fundação de Saúde de Santa Rosa/RS – palestraram sobre o tema. Orientaram o público quanto as formas de manifestação das doenças que podem levar as pessoas a tirarem a própria vida e apontaram medidas simples que toda pessoa pode adotar no cotidiano elevando a própria qualidade de vida e conseqüentemente preservando a saúde mental.

Atividades físicas e alimentação saudável, momentos de lazer e conversas com a família e com amigos, passeios, meditação, momentos de oração, e até mesmo o ócio, foram apontados como práticas altamente benéficas e preventivas de doenças, inclusive os distúrbios mentais.

A Prefeita Municipal, que prestigiou toda a programação do encontro, também destacou pontos fundamentais para uma vida positiva, voltada para comportamentos que previnem doenças preservando cada vez mais a saúde do corpo e da mente. Citou, inclusive, as ações municipais que estimulam a comunidade a preservar a saúde do corpo e da mente, evitando doenças sérias como a depressão. Alertou para o silêncio que colabora com o agravamento das doenças mentais e apontou a conversa como uma das principais ferramentas.

CRAS e A. Social, reforçam a disponibilidade das equipes, inclusive da Saúde Municipal, em atender a todos que precisam de apoio psicológico e demais suportes para alcançarem uma melhor qualidade de vida. E encerrou o encontro com sorteio de brinde entre os participantes e uma confraternização com alimentos naturais, o que está diretamente ligado a uma vida saudável.