Festa Binacional

As programações em comemoração aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz contemplaram, no último domingo (11), a realização da histórica festa binacional em razão dos 377 anos da maior batalha naval da América Colonial: a Batalha Mbororé. A festividade em torno do fato foi intermediada pela vinda da imagem de Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé ao município após 377 anos. Neste dia, logo pela parte da manhã, o Prefeito Municipal junto à comitiva do município se deslocaram para Panambi – ARG onde participaram da celebração em razão da chegada da imagem da Santa que aconteceu no Peñón Mbororé (morro considerado um marco histórico da batalha). Em seguida, retornaram à Porto Vera Cruz em caravana trazendo a imagem da Virgem. Junto ao pavilhão do parque, a recepção à Santa Protetora dos índios Guaranis e Missioneiros foi emocionante, sendo celebrada missa por padres argentinos e padre brasileiro. Todos queriam tocar a imagem, além de deixar sua prece de fé na caixa de pedidos que seguiu com a Santa ao seu altar no município de La Cruz-ARG. A Nossa Senhora de Acaraguá há 377 anos protegeu os Guaranis na impetuosa batalha pela liberdade contra os bandeirantes paulistas que buscavam escravizá-los.

O Prefeito Municipal agradeceu a presença das autoridades, como o Prefeito de La Cruz-ARG e demais autoridades do país vizinho, deputado e representantes de deputados, Presidente do Legislativo, vereadores, historiadores, entre outros. Também destacou a grandeza e a importância do evento binacional para com as origens de nossa história, bem como para a religiosidade de nossas famílias.

Com entusiasmo podemos exaltar que o dia 11 ficará marcado na história de Porto Vera Cruz, pois, além de buscar as origens desse povo através do fato que aconteceu neste território, integram-se os povos internacionalmente para partilhar da história que serviu de cunho para o desenvolvimento das missões naquela época.

A relevância do fato está tomando rumo positivo junto à população que ainda pouco conhecia essa história, e, começam a surgir oportunidades de projetos para serem elaborados em torno do fato de impacto relevante para a época do acontecimento.

Após a celebração religiosa, foi servido um excelente almoço tendo como prato principal leitão assado e recheado, além de pernil e outras carnes acompanhadas de saladas diversas. Após o almoço, foi realizado o ato de abertura oficial das festividades de 26 anos de Porto Vera Cruz e o ato inaugural do Pavilhão Multiuso Agropecuário. Na sequência, aconteceu o show com Lucas Hernandes do The Voice Kids e grande sarau com a Banda Danúbio Azul, atrações regadas à chopp, cerveja e refrigerantes. O evento teve cobertura da RBS TV de Santa Rosa e da rádio Navegantes de Porto Lucena.

A Administração Municipal de Porto Vera Cruz agradece a presença de todos que abrilhantaram o evento e convida para as próximas programações:

Baile das Soberanas

*20hs: Lançamento da 3ª ExpoPorto.

*21hs: Escolha das soberanas da 3ª ExpoPorto 2019.

*Baile com Indústria Musical.

Local: Pavilhão do Parque.

Dia de Campo

Propriedade de Fernando Szinwelski em Lajeado Seco

*9hs: Início

1ª estação: água é vida – proteção de nascentes;

2ª estação: água, solo, mata ciliar;

3ª estação: propriedade um lugar bom de viver.

4ª estação: Saneamento básico ambiente/ Emater de Porto Vera Cruz.

Jogos Sol a Sol

*9hs: início

Local: Lajeado Seco

Realização: Emater com apoio da Prefeitura Municipal.