Projeto Origens M'BORORÉ

• Batalha Naval M'BORORÉ

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 26/06/2017 às 09:33   |   Imprimir

Recentemente fomos premiados com informações importantíssimas da história de nossa terra. Informações estas que não existiam em nosso meio mas que estão começando a causar um impacto positivo na nossa população ainda pouco informada. Ficamos sabendo que nas águas do Rio Uruguai, aqui bem próximo da nossa cidade, ocorreu em 1641 a Batalha de M’Bororé conhecida como a mais relevante batalha naval da América Colonial. Essa luta, onde os nativos guaranis aniquilaram os Bandeirantes paulistas que eram “caçadores de índios”, ocorreu dentro do Rio Uruguai e teve mais de 1500 mortes. A importância deste fato é tão grande que está gerando interesses positivos em projetos de turismo religioso que pode mudar totalmente a realidade de nosso Município. Em termos culturais, nossa população está faminta para saber mais sobre essas origens missioneiras e acreditamos que isso deve iniciar nas escolas. É por isso que a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou o Projeto Origens M’Bororé. O escritor, jornalista e sócio da Café Pequeno Edições Clairto Martin, contratado pela Prefeitura Municipal, está trabalhando literatura e artes com os estudantes do Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal de ensino a partir de resgate histórico das origens missioneiras do município no período da ocupação indígena do território. O principal ponto de partida é a lendária batalha naval M'Bororé, seguido por várias etapas com textos e desenhos realizados pelos alunos com intervenção dos professores e do profissional contratado, culminando com a publicação de um livro infantil. O lançamento do livro de autoria dos alunos e professores envolvidos será na Feira Municipal do Livro que acontecerá no mês de novembro. O Prefeito Municipal destaca a importância do projeto para a população como um todo, pois o aprendizado das crianças reflete significativamente para todos os membros da família.