Porto Vera Cruz, onde nasce o esplendor das Missões Jesuíticas Guaranis

• Venha comemorar conosco os 27 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz.

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 15/03/2019 às 13:30   |   Imprimir

No decorrer desta semana a equipe da Secretaria Municipal de Obras esteve trabalhando na instalação das primeiras Cruzes Missioneiras e do banner memorial à Batalha Mborore. Esses ícones são um marco pelo acontecimento da maior Batalha Naval da América neste solo, onde nossos Ancestrais Guaranis batalharam com os Bandeirantes que buscavam escravizá-los. Este fato, no ano de 1641, segurou a História Missioneira-Guarani em nossa região em razão da vitória na histórica Batalha Mborore, que marcou o nascimento do esplendor das Missões Guaranis. Em razão do acontecimento em solo municipal, a Cruz edificada é um marco para resgate da história (memória) desta batalha que, inclusive, delineou a moldura do contexto Regional, do Continente Americano e Mundial.

Neste sábado, 16/03, será realizada a inauguração da Cruz edificada junto ao acesso público ao Rio, no Parque de Eventos, bem como acontecerá à festividade em razão dos 27 anos de emancipação político-administrativa do município e a primeira comemoração em lembrança a Vitória de Mborore, em um dia recheado de atividades, conforme a programação que segue:

- 10:00hrs: Missa em lembrança a Vitória da Batalha Mborore;

- 11:00hrs: Inauguração da 1ª Cruz Missioneira no Município em Lembrança à Vitória de Mborore e incorporação deste território como novo ponto de encontro dos Históricos Povos Missioneiros;

- 12:30hrs: Almoço com Tradicional Leitão Assado;

- 14:00hrs: Sarau Dançante com Karine Eichel & Banda.

Neste dia, estarão presentes autoridades do Paraguai, Argentina e Brasil, envolvidos no Projeto da Integração Regional dos 30 Povos Jesuíticos Guaranis da Agência de Desenvolvimento Trinacional. A Agência de Desenvolvimento é o órgão que reúne institucionalmente todas as municipalidades da região para o desenvolvimento sustentável incorporando a História e a Cultura Missioneira-Guarani, compartilhada como ferramenta estratégica de integração.

Venha comemorar conosco os 27 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz, junto a esta bela programação!