Porto Vera Cruz comemorou 27 anos de Emancipação Político- Administrativa e 378 anos da Vitória na Batalha Mborore

• Porto Vera Cruz, onde nasce o esplendor das Missões Jesuíticas Guaranis.

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 22/03/2019 às 16:55   |   Imprimir

Em um evento tocante, no dia 16/03, onde a história, espiritualidade e cultura se encontraram, foi comemorado os 27 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz, bem como a comemoração dos 378 anos da vitória na Batalha Mborore. Em um dia recheado de atividades que aconteceu esta programação: pela manhã houve Missa de Ação de Graças e a Inauguração do Marco da Cruz Missioneira, ao meio dia delicioso almoço com o Tradicional Leitão Assado e a tarde reunião da Agência de Desenvolvimento Trinacional e sarau dançante com Karine Eichel & Banda.

Travada no Rio Uruguai, Mborore é considerada a maior batalha naval da América do Sul colonial. Por sua vez, a importância deste fato está no resultado geopolítico para a época, visto que a vitória estabilizou e garantiu a conduta das missões jesuíticas guaranis por diversos anos em nosso território, despertando o esplendor desse povo naquela época. Os protagonistas foram Guaranis, que defendiam seu território e sua liberdade, e Bandeirantes, que buscavam expansão territorial e mão-de-obra escrava. O desfecho da vitória de Mborore, em 16/03/1641, inaugurou um longo período de paz que assegurou o crescimento e a expansão de sua obra missioneira na região, delineando a moldura do contexto Regional, do Continente Americano e Mundial.

Tendo em vista todo esse acontecimento, a Administração está investindo em nossa história e buscando expor à população porto-vera-cruzense como a vitória dos nossos ancestrais Guaranis nesta histórica batalha influenciou no contexto regional. Em lembrança ao fato foram instalados marcos, Cruzes Missioneiras e Outdoors, que remetem ao resgate (memória) dessa história.

Estiveram comemorando este fato conosco autoridades Paraguaias, Argentinas e Brasileiras, que fazem parte da Agência de Desenvolvimento Trinacional. A Agência de Desenvolvimento é o órgão que reúne institucionalmente todas as municipalidades da região para o desenvolvimento sustentável incorporando a História e a Cultura Missioneira-Guarani, compartilhada como ferramenta estratégica de integração. Não poderíamos deixar de destacar a presença do Prefeito e Vice, representantes de autoridades federais, Presidente do Legislativo Municipal, Vereadores, Secretários(as) e demais servidores, e de lideranças dos municípios vizinhos, que também marcaram presença neste belo evento.

Culminante a festividade, Prefeito Municipal e Vice coordenaram junto às demais autoridades o descerramento do manto sobre Cruz Missioneira edificada a beira do acesso público ao Rio, oficializando a inauguração do histórico marco da Batalha Naval Mborore que ocorreu naquele local e o ingresso do município na região dos 30 Povos.

A Administração Municipal agradece o empenho e a participação de todos nesse envolvente evento em construção do resgate histórico e desenvolvimento municipal.