Município adquire réplica de Nossa Senhora de Assunção Acaraguá e Mbororé

• O ícone histórico foi esculpido em madeira, tem um metro de altura e traços idênticos a original.

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 14/06/2019 às 10:45   |   Imprimir

Na quarta-feira, 12/05, Prefeito Municipal, Vice, Diretor de Turismo e Ministra da Capela Santa Cruz receberam a réplica de Nossa Senhora de Assunção Acaraguá e Mbororé. A Santa representa o espírito e proteção Guarani da Época da Batalha Mbororé, sendo, possivelmente, a mais antiga imagem em utilização religiosa do período Jesuítico-Guarani. Responsável por muitos milagres é a marca religiosa da integração do MERCOSUL. O ícone histórico foi esculpido em madeira, tem um metro de altura e traços idênticos a original, que em meados de 1641 foi protetora dos índios na maior Batalha Naval da América do Sul, que aconteceu no território de Porto Vera Cruz, contra os bandeirantes que buscavam escraviza-los.

Após a estabilização do período jesuítico-guarani, no ano 1657 a Imagem histórica da Santa foi conduzida até a redução do município de La Cruz, Corrientes – AR, onde encontra-se até hoje. No ano de 2017, durante as festividades do município no mês de Março a Nossa Senhora de Assunção Acaraguá e Mbororé esteve no município, constituindo sua primeira saída oficial do santuário de La Cruz retornando ao município, território em que os índios guaranis garantiram sua soberania e liberdade na Batalha de Mbororé. A réplica da Santa será acomodada em uma gruta que será construída na área externa da Capela Santa Cruz.

O artesão responsável pelos trabalhos da réplica foi Bruno Rafael Machado, que não poupou detalhes na confecção da Imagem da Santa.