Concluída a gruta de Nossa Senhora de Assunção Acaraguá e Mbororé

Porto Vera Cruz, cada vez mais, torna evidente a sua história. Há alguns anos descobrimos que o nosso território abrigou uma batalha responsável pela estabilização indígena nessa região, durante o período colonial. Os bandeirantes paulistas buscavam mão-de-obra fácil e barata para satisfazerem seus interesses econômicos, porém os indígenas não cederam e travaram batalha sob liderança dos Padres Jesuítas contra os Paulistas, em 1641. O desfecho da batalha foi no território onde hoje fica o nosso município, junto ao rio Uruguai, a maior batalha naval da América, Mbororé. Os índios Guaranis saíram vitoriosos, garantindo a liberdade e a estabilização da região naquele tempo.

Para enfrentar o período turbulento da época os Guaranis alimentaram a espiritualidade, buscando força e proteção, em Nossa Senhora de Assunção Acaraguá e Mbororé, a Santa Protetora dos Guaranis. Pela representação histórica da Santa, o município adquiriu uma réplica da imagem original, que se encontra em La Cruz – Corrientes/AR, esculpida em madeira. No último domingo, 13/12, em ato religioso, a imagem foi acomodada na gruta construída junto ao acesso público ao rio Uruguai. Fato é que a Santa, além de ter representação histórica, vem ganhando devotos que oram por força, proteção e deixam pedidos em suas “mãos”. Ela continua sendo protagonista da história na comunidade e agora está mais próxima dos fiéis, que podem se dirigir até o local para deixarem suas preces e orações.

Nos últimos anos a história de Mbororé foi fortalecida através de obras, bibliografias, trabalhos pedagógicos e festividades de integração entre os países que fazem parte dessa história (Brasil, Argentina e Paraguai). Os fatos permitem a municipalidade desfrutar da história como um marco turístico, que vem se fortalecendo em nossa região.

Em razão da pandemia, causada pelo coronavírus, não houve ato de inauguração da gruta, para evitar aglomerações.