Governo do Estado decretou calamidade pública em municípios do Rio Grande do Sul

No dia 04 de maio, o governo do estado publicou o Decreto nº 57.600, que reitera a calamidade pública no Rio Grande do Sul. No Decreto, o Governo Estadual colocou vários municípios em situação de calamidade pública, inclusive Porto Vera Cruz, que foi relacionado na terça-feira, 07 de maio. Outros municípios da região também foram relacionados no Decreto.

A Defesa Civil Municipal realizou os registros dos fatos que aconteceram em Porto Vera Cruz em decorrência das chuvas, enxurradas e inundações e realizou encaminhamentos de situação de emergência, inclusive publicou o Decreto Municipal. Os levantamentos municipais apontam para registros de 356mm de chuva e inundação do rio Uruguai com nível de 12m15cm.

No momento, com a inclusão do município realizada pelo estado em situação de calamidade, a Defesa Civil aguarda orientações regionais dos procedimentos e encaminhamentos que devem ser adotados.