Jovem Empreendedor Rural (JER)

• Realizada a aula inaugural do JER, início das aulas está marcado para o dia de hoje (21).

Assunto: Educação  |   Publicado em: 21/02/2020 às 09:39   |   Imprimir

A Escola Roncador, de Porto Vera Cruz, será novamente palco de atuação para formação da 2ª turma do Programa Jovem Empreendedor Rural – JER. Os resultados significativos da turma que se formou em setembro do ano anterior motivaram para continuidade do programa, pois foi uma semente plantada que vingou com êxito para transformação da realidade dos jovens.

O JER surgiu com objetivo de ampliar horizontes em torno da agricultura buscando fortalecer a participação e permanência dos jovens no campo, através da troca de experiências e conhecimentos entre alunos(as) e professores(as), tanto nas aulas ministradas pela FEMA ou nas viagens técnicas e palestras proporcionadas pelo curso.

O programa surgiu da iniciativa da Administração Municipal no ano de 2018, quando o Executivo buscou reunir esforços para transformar a realidade dos pequenos municípios que perdem os jovens para grandes centros. As aulas serão desenvolvidas pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), em parceria com as Prefeituras Municipais de Porto Vera Cruz, Alecrim e Porto Lucena, e as cooperativas Cooperluz, Cresol e Sicredi, com apoio da Emater e dos Legislativos Municipais.

Nesse sentido, na última terça-feira (18), estiveram reunidos alunos e familiares e todos os executores para aula inaugural do JER, que dá o início da caminhada para construção de conhecimentos de mais uma turma. O objetivo principal do encontro foi a familiarização dos jovens dos três municípios com o curso e o ambiente que integrará a formação.