Porto Vera Cruz Intensifica as Ações de Prevenção ao Coronavírus

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 05/05/2020 às 18:33   |   Imprimir

Desde o início da Pandemia causada pelo novo coronavírus, Porto Vera Cruz vem atuando de forma incansável para prevenir a população de um possível contágio. Com a análise da distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade (pirâmide etária de Porto Vera Cruz), fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010), nos alertamos ainda mais com a situação, tendo em vista a grande concentração de pessoas com idade superior aos 60 anos, que formam parte do grupo de risco vulnerável à infecção pelo COVID-19. Sobretudo, no cenário nacional temos um grande número de casos, inclusive com mortes de pessoas fora da idade de risco e sem precedentes de problemas de saúde que proporcionam o agravamento do quadro clinico em razão do coronavírus.

Com a gravidade da situação diversas medidas estão sendo tomadas visando proteger a população porto-vera-cruzense de um possível contágio. Destacamos algumas delas abaixo:

O Executivo Municipal expediu o Decreto 2.194 em 17 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (COVID-19), cria gabinete de acompanhamento e dá outras providências.

Não bastasse isso, com o agravamento da Pandemia no estado, através do decreto nº 2.195, de 20 de março de 2020, declarou estado de calamidade pública e dispôs sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do surto epidêmico de coronavírus (COVID-19). Com a calamidade pública em território municipal todo comércio não essencial manteve suas atividades suspensas.

Com os avanços do vírus, considerando a iniciativa tomada pelo estado e por todos os municípios da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, o Executivo Municipal de Porto Vera Cruz expediu o Decreto Municipal nº 2.200/2020 que “Reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território municipal para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), adota na íntegra o conteúdo do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, dispõe sobre medidas de interesse exclusivamente local e de caráter supletivo, revoga o Decreto Municipal nº 2.195/2020 e dá outras providências”.

Analisadas as orientações do ministério da saúde, as considerações do Decreto Estadual e o posicionamento dos municípios que compõe a AMUFRON, através do Decreto nº 2.203, de 15 de abril de 2020, Porto Vera Cruz alterou o Decreto nº 2.200, de 02 de abril de 2020, flexibilizando a abertura do comércio desde que sejam observadas todas as medidas indispensáveis à promoção e à preservação da saúde pública. Paralelo à flexibilização, o município reuniu os comerciantes locais distribuiu álcool em gel e orientou para todos os cuidados necessários no controle do acesso aos estabelecimentos para evitar aglomerações e medidas de higienização, para reduzir a possibilidade de contágio.

Atentos às orientações do ministério da saúde para o uso de máscaras no combate ao vírus, através da Secretaria de Saúde foram adquiridos materiais e foram confeccionadas máscaras pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As confecções, junto a uma cartilha de manuseio e higienização, foram distribuídas em todo o comércio local e para os servidores municipais. Ademais, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalham na linha de frente de combate a pandemia, ainda receberam protetores faciais, que aliados às máscaras reduzem ainda mais a possibilidade de contágio.

Não bastasse todos os problemas causados pelo novo coronavírus, a baixa do rio Uruguai foi o estopim para a grande circulação de turistas nos pontos turísticos de Porto Vera Cruz. Preocupados com todo esse fluxo, na quinta-feira (30/04), pela parte da tarde, e no sábado (02/05) pela manhã, a equipe municipal de saúde, com o apoio da Brigada Militar atuou na entrada principal do município abordando todos os carros que acessavam a cidade, orientando da importância de ficar em casa, os métodos eficazes de higienização e da epidemia de dengue que assola toda nossa região.

Manteve-se a movimentação intensa durante todo o final de semana no Salto do Roncador, concentrando um grande número de pessoas que desrespeitaram a interdição do acesso até o rio, proposto pelo artigo 8º do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, ao qual a municipalidade adotou na íntegra, no que diz: “Fica determinada, diante das evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde, observado o indispensável à promoção e à preservação da saúde pública, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), com fundamento no art. 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a interdição, excepcional e temporária, de todas as praias do litoral e das águas internas do Estado do Rio Grande do Sul”.

Nesse sentido, no decorrer dessa semana a equipe estará se mobilizando e os acessos ao Rio no Salto do Roncador e no Acesso Público junto ao Parque Municipal de Eventos serão interditados com maior rigorosidade, de forma a impedir o acesso ao rio para evitar as aglomerações verificadas no final de semana anterior. La no mês de março, (início da calamidade pública) o acesso ao Salto do Roncador já havia sido trancado pela Secretaria de Obras, porém foi desobstruído por pessoas com o objetivo de acessar o local.

Porto Vera Cruz se destaca pelo turismo e tem investido na exploração sustentável dos meios naturais que integram sua beleza. Porém, em razão da pandemia o momento requer que cada um de nós seja sensato e saia de casa somente quando necessário, para reduzir a possibilidade de contágio. Para que as aglomerações não voltem a se repetir, o Poder Executivo estará enviando ofício solicitando apoio efetivo da Brigada Militar e do Exército Brasileiro. Apelamos para que aguardem a normalização da situação para visitar nossa cidade. Até lá aguardamos ansiosos para encantá-los com o que temos de mais bonito, nossas belezas naturais.